O SIGNIFICADO DOS PADRINHOS NO CASAMENTO
O apadrinhamento é o termo utilizado para denotar a ação de alguém que seja padrinho ou madrinha, ambos indivíduos que se comprometem a cuidar de alguém. Sua origem remonta ao século II, com origem religiosa cristã. Os padrinhos tem como papel religioso ensinar seu afilhado a trilhar os passos de Jesus. Os padrinhos assumem o papel de segundo pai, tanto assumindo o afilhado financeiramente, sempre tendo o papel de presença na vida da família com presentes de gratidão e amor, tendo também o papel sempre de transmitir a sabedoria e o poder de aprender a sempre usar o potencial maximo de sua auto-estima.
No casamento, os padrinhos surgiram para apoiar e ajudar o noivo a manter a ordem em seu casamento. Era como um braço direito e um apoio amigo. Normalmente, naquele tempo em que foi criado esta figura, o padrinho convidado era um homem forte e corajoso, com a função de garantir a segurança da cerimônia, festa e eventualidades ocorridas durante a vida dos noivos. Depois de um tempo foi virando hábito, e é uma honra ser convidado para estar ao lado dos noivos, como padrinhos de casamento.
Já Padrinhos e Madrinhas são pais e mães espirituais, e no batismo têm como obrigação auxiliar os pais da criança, na sua educação religiosa e no amadurecimento de sua fé.
A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.
Fui pesquisar e achei isso muito interessante. O que podemos extrair deste conceito é, acima de tudo, função de proteção! Trazendo para modernidade podemos então entender que, o padrinho e a madrinha de casamento servem para dar segurança, carinho, amor e muito especialmente, estar sempre cobrindo espiritualmente os noivos com oração!